O Bloco da Imprensa é pauta obrigatória neste sábado, dia 28 janeiro, dos profissionais da comunicação e convidados.
“De volta a Folia”, é o tema do bloco, onde os trabalhadores da comunicação tornam a se encontrar após dois anos sem carnaval, devido à pandemia COVID-19. O evento chega a sua 22ª edição.
Segundo os coordenadores Célio Sérgio Joel Jacinto serão duas concentrações, a segunda ocorre no dia 04 de fevereiro e encerrando com o grande Baile, no dia 11 fevereiro, no Estaleiro Bar. A direção do Bloco não descarta os cuidados sanitários, sendo opcional o uso de máscara e álcool gel.
Para realização da folia, mais uma vez o evento conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, dirigido pelo secretário Yuri Arruda. E da Secretaria de Cultura do Munícipio – SECULT, na pessoa do secretário Marco Dualibe
Para abertura neste sábado, estão confirmadas as seguintes atrações. Tambor de Crioula Pungar da Ilha, Bloco Tradicional Os Apaixonados, Bateria Explosão da Turma do Quinto, Show de Roberto Ricci, grupo de samba Argumento e a Banda Confraria do Copo, que promete realizar um grande baile a céu aberto, com o melhor dos hits do carnaval maranhense e antigas marchinhas de carnaval.
Histórico
O Bloco da Imprensa é uma continuidade de um trabalho iniciado na década de 80 pelo publicitário Ray Santos (in memorian), que realizava o Baile da Imprensa, na sede do antigo Casino Maranhense.
Em 1997, os amigos jornalistas Francília Cutrim, Selma Figueiredo, Flora Dolores, Rosário Costa, Margareth Margô, Paulo Washington, Felix Alberto, entre outros, criaram o ‘Bloco do Imprensa’, que reunia-se aos sábados do pré-carnaval em áreas do circuito do carnaval de rua do Centro histórico e Litorânea.
Desde 2009, o agora ‘Bloco da Imprensa’, sob a direção dos comunicadores Joel Jacintho e Célio Sérgio, realiza a folia da imprensa na Praça dos Catraieiros.