“O Maranhão o tempo inteiro fez política de forma errada. 0 que as pessoas precisam é de quem cuide delas, de humanidade” disse Carlos Lula (PSB), eleito com 80.828 votos. O ex-secretário de Estado da Saúde e ex-presidente do Conass foi o terceiro deputado estadual mais votado do Maranhão na sua primeira candidatura.
A expressiva votação em Carlos Lula revela os resultados do reconhecimento popular a revolução realizada durante a gestão de saúde, entre 2016 e 2022. Sob seu comando, a rede estadual de saúde construiu a maior rede de saúde da história, com 101 obras entregues, sendo 25 hospitais, 18 Policlínicas, 04 unidades SORRIR, expansão da rede de tratamento de câncer para o sul e leste, além de ampliar os centros de hemodiálise por todo o estado. Atualmente, todas regiões conta com um hospital Regional ou Macrorregional.
Lula também foi o primeiro maranhense a presidir d
o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e se agigantou no combate à pandemia no Brasil e no Maranhão, o que levou o estado ao destaque nacional com o menor número de óbitos em decorrência da Covid-19.
Nome atuante na saúde pública, Carlos Lula reforçou que além de se comprometer em manter os avanços nessa área, também defenderá outras frentes como cultura e educação em um mandato que, segundo ele, é coletivo.
“Esse mandato não é meu, é do povo de todos que me colocaram lá. Agora, tudo o que fizemos ficou para traz, pois temos um Maranhão enorme para construir, tem muita gente passando fome, muita gente que precisa da nossa ajuda e temos responsabilidade com essas pessoas. Nesta segunda começamos o melhor mandato que esse Maranhão já viu”, destacou Carlos Lula.
Apoiadores do deputado eleito, se reuniam no seu comitê, localizado na Praça da Bíblia, onde acompanharam a apuração e comemoraram a vitória.
“Falar de Carlos Lula nessa campanha é falar de coração, pois ele é uma pessoa íntegra e humana, que se coloca no lugar do outro. Ele conseguiu mostrar para o Maranhão como se faz política. Se faz política cuidando das pessoas, cuidando da saúde dos maranhenses. Ele fez tudo isso e nada mais justo que reconhecer, então hoje é um dia de reconhecimento por tudo o que ele fez”, afirmou a enfermeira Andrea Dutra.
“Eu espero que ele faça um bom mandato como deputado porque ele sempre foi uma pessoa iluminada e sempre fez com perfeição todo o trabalho dele como secretário. Com certeza como deputado estadual vai fazer muito mais por todos. Ele vai nos honrar com caráter, amor e trabalho pelo Maranhão, enfim, por todos os que votaram nele” ressaltou a radiologista Juracenilde Farias dos Santos.
Os candidatos Iracema Vale (PSB) e Othelino Neto (PCdoB) terminaram o pleito como primeiro e segundo colocados, com 104.729 e 84.815 votos, respectivamente.