A Caixa Econômica Federal lançou nesta segunda-feira (27) uma nova linha de crédito que pode ser contratada direto do celular, por meio do Caixa Tem. O aplicativo, criado em 2020 para o pagamento do auxílio emergencial, agora oferece também empréstimos com valores entre R$ 300 e R$ 1.000, taxa de juros de 3,99% ao mês e pagamento em até 24 vezes.
O montante ficará disponível para assalariados, autônomos, beneficiários de programas sociais e de políticas públicas de distribuição de renda. Quem recebe o auxílio emergencial ou o Bolsa Família, no entanto, ficarão de fora: “Por quê? Porque elas não têm condições de pagar”, explicou o presidente da Caixa, Pedro Guimarães durante o lançamento.
Emocionado ao ponto de ir às lágrimas em mensagem gravada e exibida no evento — do qual participou o presidente da República, Jair Bolsonaro — Guimarães, argumentou que a nova linha dá continuidade à transferência de renda promovida pelo auxílio.
“Estas pessoas tomam crédito entre 15% e 20% ao mês. Pegam de agiota, pegam de fora do sistema financeiro”, disse ele, que testou positivo para covid-19 e não pôde participar pessoalmente do evento. “Esse crédito será o primeiro crédito bancário de dezenas de milhões de pessoas”.
Juros salgados
Os juros porém, são superiores aos praticadas por outras instituições financeiras. O relatório Estatísticas Monetárias e de Crédito, divulgado pelo Banco Central hoje, mostra que a taxa média do sistema bancário para o crédito pessoal geral é de 2,42% ao mês.
O presidente da Caixa justifica o percentual elevado com o dado de que pelo menos 38 milhões de invisíveis não têm nenhuma informação de crédito, “então não há como realizar uma análise matemática”. Ele garante, que, à medida em que a instituição seja capaz de formar histórico de pagamento dos usuários, poderá oferecer condições melhores.
Condições do Crédito
Vale destacar que, antes de pedir o crédito, o cliente deverá atualizar suas informações pessoais no Caixa Tem. Essa etapa é importante para a avaliação de crédito, pois os valores liberados para cada usuário são definido de acordo com o histórico financeiro pessoal ou do negócio.
Com o cadastro atualizado, é possível solicitar dois tipos de empréstimos: o Pessoal e o Produtivo. O primeiro tipo, como indica no nome, é voltado para o pagamento de despesas pessoais; já o segundo busca financiar o investimento em pequenos empreendimentos. Para ambos, a taxa de juros é de 3,99% ao mês, em 24 parcelas.
Antes de contratar, lembre-se de fazer as contas para ver se o valor das parcelas cabe no seu bolso, pois é importante manter o pagamento do empréstimo em dia para que sua vida financeira fique sempre organizada”, destaca um aviso no próprio aplicativo.
A atualização ainda não está disponível para todos os 106 milhões de usuários do Caixa Tem, mas será liberada gradativamente, de acordo com mês de aniversário. Confira o calendário abaixo:
Janeiro e fevereiro: 27/9;
Março e abril: 18/10;
Maio e junho: 8/11;
Julho e agosto: 29/11;
Setembro e outubro: 13/12;
Novembro e dezembro: 27/12.
Fonte: Estadão Conteúdo